Sony Brasil lançou as redes sociais oficiais do PlayStation no Twitter e no Facebook. Poucas horas depois as redes já possuiam milhares de curtidores e seguidores.
O que talvez a Sony Brasil não esperava era que na verdade, a grande maioria dos jogadores não estavam lá para curtir a página e sim para reclamar. Confira abaixo o que os jogadores andam respondendo nas publicações da empresa:
PlayStation Brasil disse:Dois mil fãs em apenas 12 horas de existência! Vocês são os melhores, nação PlayStation Brasil!
“Somos os melhores das Américas em pagar preços injustos por vídeogames! \o/
Espero q esse reconhecimento tb venha em preços justos e mais acessíveis para toda a nação!!!”
“Comentam isso mas não comentam a maior reclamação, o porquê desses preços abusivos?”
“Acredito que todo mundo aqui quer, de alguma forma, registrar o quanto está insatisfeito com os preços praticados pela Sony Brasil. Por isso sua fan page está crescendo tão rápido? Entendam uma coisa: Nós queremos comprar seus produtos, mas, a um preço justo.”
“A Sony esta se demonstrando uma empresa muito CARA-DE-PAU!!! Aparecem aqui e fingem que nada está acontecendo??? Tem 2 mil fãs??? Sim! Mas, acho eu que, 99,99% são fãs insatisfeitos com o absurdo dos preços praticados no Brasil!!! O valor de R$ 1600 num PSVita equivale à U$ 943(DÓLARES!!!!)! Acorda Sony!!! Tá na hora de reparar na “insatisfação” e nos dar uma “satisfação”!!!”
?
“Dois mil xingamentos pelos precinhos da Sony! kkkk?GTA IV por 150 reais na PS STORE BR, e ainda ocupa 11 gb no seu HD! Na store USa ta 19 dolares!”
“Não curtimos vocês por serem bons? curtimos para ficarmos ligados de mais absurdos da sony Brasil com seus consumidores antes de outros sites!!!”
“Desculpe, nós podemos ser os melhores, mas vocês podiam melhorar? e muito!”
“Blz, os fãs fizeram sua parte. Agora só falta a Sony tomar vergonha e retribuir.”
Bem que podia analisar melhor esse marketing chula que vocês andam fazendo né.
PlayStation Brasil disse: Curte uma sinuca? Hustle Kings é o simulador definitivo e já está disponível para download na PlayStation Store BR por R$ R$ 20,99. Compartilhe.
“Pena que o Vita em si é 1600 reais. Não adianta o jogo ser barato e o console ser três salários mínimos.”
“Eu me recuso a comentar ou elogiar qualquer outra coisa enquanto a Sony não der uma satisfação sobre o preço abusivo dos jogos e consoles!!!”
“Melhor comprar uma mesa de bilhar de verdade, o preço compensa mais.”
PlayStation Brasil disse: Confira as novidades desta semana na PlayStation Store BR: versão multiplayer de Killzone 3 por R$ 30.99, Deus EX: Human Revolution, Medieval Moves: Deadmund’s Quest, foursquare para PS Vita e mais.
“R$ 170,00 em um jogo na psn store é jta falta de senso. Os jogos físicos sofrem com toneladas de impostos + ganância dos vendedores. Qual o motivo para uma cópia digital ter quase o mesmo preço q a cópia física????”
?
“#Ficadica eu tbm nao comprei nada da Sony nacional ainda, e com esse preço pretendo continuar comprando de fora.”
“A sony Brasil ta achando que o dinheiro aqui é igual capin , nasce em todo lugar?vcs estao de brincadeira com esses preços!”
A análise que podemos fazer com estas poucas mensagens, das muitas que estão presentes nas redes sociais da empresa, é muito simples: O jogador brasileiro está muito insatisfeito com a atuação da empresa no Brasil.
Entretanto, jogo a mais de 20 anos e a mais de 10 trabalho com imprensa digital e sempre escuto esta mesma história: brasileiro reclamando dos preços. Eu não tiro a razão dos consumidores, realmente os jogos e consoles no Brasil, quando importados, são caros, mas o que os jogadores precisam entender é que existe um limite.
Todos possuem o direito de reclamar, mas acredito que boa educação não faz mal a ninguém. Sabemos também que as Redes Sociais são conduzidas por profissionais contratados pela Sony Brasil, e eles não são os responsáveis pelos preços de jogos e consoles. Ou seja, você pode até entrar no Facebook e gritar com a empresa em todas http://www.blogger.com/img/blank.gifas mensagens, mas pouco será feito.
Você quer fazer a diferença, reclamar e ao mesmo tempo ajudar o mercado nacional? Temos uma solução simples: Muitos estão usando a hashtag #SonyCaraDePau, porque não substituir por #SonyProduzaNoBrasil ? O apoio dos clientes pode ajudar os executivos a tomarem uma decisão melhor e mais rápida. Não concordam?
Fonte: Gamegen via CAVVES