Rss

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CAMPUS PARTY BRASIL

Do dia 17 a 23 de janeiro de 2011 aconteceu em São Paulo a edição Brasileira Campus Party, o maior evento de tecnologia e ciência que reúne nerds e geeks de todo o mundo. Com o propósito de compartilhar conteúdo, experiências, ideias e muita diversão.


Em seu espaço encontram-se estudantes, professores, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários, muitos curiosos e amantes da tecnologia. Pelos corredores da Campus Party já passaram convidados de enorme destaque como Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, e Stephen Hawking, o mais importante físico britânico do mundo contemporâneo que ocupa a cadeira e Isaac Newton.

O evento propõe aos participantes momentos de intensa troca de conhecimentos, palestras e debates com os cabeças da área tecnológica. Trata-se de mais ou menos 700 horas entre palestras, oficinas e competições, que em sua maioria são de games. Isso para aliviar a tensão. Mas como ninguém é de ferro o evento possui um imenso dormitório e praça de alimentação com variedade e qualidade de lanches e refeições.
Assista agora uma matéia feita pela rede Globo que mostra uma visão geral da Campus Party.
Aprecie ao som de 1337 PT.2 a cultura geek que está dominando o mundo na Campus Party.

Este ano, a Campus Party trouxe muitos nomes de peso ao evento, como Albert Arnold, vice-presidente do Estados Unidos entre 1993 e 2001, durante o governo de Bill Clinton. Para falar sobre os primeiros dias da web e fazer uma reflexão sobre seu futuro. Tratado em seu livro, a história e o futuro da Web, chamado “Weaving the Web”.

Michael Comberiate e Marco Figueiredo, na apresentação sobre projetos envolvendo jovens estudantes, robótica e simulações de explorações espaciais. Ambos são engenheiros. Um, norte-americano, trabalha na Nasa, outro, brasileiro, presta consultoria a eles.

Jon "Maddog" Hall, diretor executivo da Linux International, abordando sobre o assunto software livre e código aberto.

Tatiana Rappoport, doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós doutorado na University of Notre Dame. Um dos seus temas foi o grafeno, um novo material que tem grandes chances de revolucionar a eletrônica.

Polkan Garcia, Diretor da Futura Networks, falou sobre os desafios da implementação global de IPV6, o novo padrão de protocolo de internet, e das novas oportunidades para os desenvolvedores de software, que terão um universo novo para trabalhar.

Alexandre Ottoni e Deive Pazos, trouxe aos participantes da Campus Party, o blog Jovem Nerd, criado em 2002, é um dos canais de entretenimento e cultura nerd mais acessados de toda a internet brasileira.
Ben Hammersley, autor de vários livros sobre a web, é editor especial da Wired UK, uma das principais publicações sobre tecnologia em todo o mundo, diretor digital da agência inglesa Six Creative, além de ser um dos fundadores da Dangerous Precedent, uma empresa multi-tarefa que trabalha em áreas como design, produção de conteúdos e negócios internacionais, é também Diretor da Campus Party EUA.

Steve Wozniak, gênio e piadista são apenas alguns adjetivos que podemos usar para descrever este desenvolvedor. Foi apenas um dos fundadores da empresa Apple. Nada demais.


Então, espero que com este post muitos nerds, geeks e amantes da tecnologia que não foram ou não conheciam o evento Campus Party, sintam o fervor em suas veias para irem no próximo. Pois eu já estou lá. Organizadores de caravanas, diretores, professores, vamos twittar para levar essas crianças potenciais que temos para nosso próximo evento Campus Party. E vamos jogar a noite toda! Quem está comigo?
Renan Castro
Coordenador de Jogos e Informática
renanvit2010@hotmail.com