
O jogo Super Mario Bros é do gênero plataforma side-scrolling, jogos em 2D que os personagens correm da esquerda para direita. Criado pelo designer Shigeru Miyamoto em 1985, Super Mario Bros revolucionou a linha de vídeo games da época com a apresentação de um verdadeiro personagem, não como objetos que se moviam sem identificação. E além do mais, o jogo trouxe algo inédito para época, que era uma história fantasiosa e surpreendente de um herói improvável que salva a princesa no final.
Responsável por vender mais de 40 milhões de cópias, a história do baixinho começou com Nintendo Entertainment System (NES), em 18 de outubro de 1985. Sendo vendido junto com o console. Popularizando sua fama entre todas as crianças e jovens norte-americanas.
No vídeo abaixo está a trajetória do game Super Mario Bros de 1985 a 2010.
Super Mario Bros 2, lançado alguns anos depois falhou duas vezes nos Estados Unidos. A primeira versão trouxe basicamente a mesma história, mas fases criadas de modo aleatório. Um salto em uma plataforma podia ser arruinado por uma ventania que começava do nada e, por isso, a Nintendo optou por não importá-lo do Japão. Esta versão foi lançada tempo depois como The lost levels.
Com a necessidade de ter um novo game, a empresa decidiu pegar um jogo chamado “Doki doki panic” e recolocar Mario como o herói principal, lançando-o como “Super Mario bros. 2”. “O jogo era lento, não apresentou a música original e não tinha as mesmas cores do original
Desde essa época que a Nintendo cuida muito bem de Mario. “Super Mario Bros 3”, lançado em 1988, é a maior prova disso. Considerado pelos fãs um dos melhores títulos da franquia, ele trouxe roupas que davam a Mario as habilidades de voar e nadar. Além disso, trouxe um mapa que permitiu aos jogadores explorarem melhor o mundo.
O game puxou a estética original dos consoles de 8-Bit com uma programação melhor e trouxe um personagem com mais detalhes, níveis de altura diferentes no mesmo cenário e uma imersão narrativa mais complexa.

O sucesso do Super Mario Bros fez com que se tornasse mascote da Nintendo. Daí as outras produtoras começaram a se preocuparam em criar mascotes. Assim vieram Sonic, Crash Bandicoot, Samus, Jak & Daxter.
Em 1996 com o console Nintendo 64, a fabricante conseguiu transportar Mario de um ambiente 2D para um 3D com o jogo “Super Mario 64”. “’Mario 64’ soube explorar bem o 3D, o poligonal e ter sacadas bem interessantes.
Ao longo dos anos, a Nintendo soube explorar Mario como um personagem que cativa os jogadores. Assim, o encanador apareceu em games de outros estilos como “Super Mario kart” (corrida), “Super Mario strikers” (futebol), “Mario tennis” (tênis), “Mario party” (coletânea de minigames) entre outros. A franquia se tornou tão forte que além do personagem principal, outros do mesmo mundo começaram a fazer parte dos títulos como seu irmão, Luigi, a Princesa Peach e o pequeno Toad.
Em 2009 com os jogos mais modernos de Mario fazendo muito sucesso, com “New super Mario Bros Wii” vendendo mais de 1,4 milhões de cópias e seu título mais recente, e em 2010 com o “Super Mario galaxy 2”, com 1,2 milhões, a Nintendo está longe de esquecer o nosso querido baixinho e gordinho personagem.
Por Renan Castro.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia