Rss

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Overclocking

O assunto nerd da semana trata-se de Overclock. Overclock nada mais é quando o componente mais importante do computador é forçado a trabalhar em uma frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante. Mas isso pode provocar sérios riscos, como instabilidade do sistema, superaquecimento e até a queima dos dispositivos. Se você apenas navega na internet, gosta de escutar músicas e utilizar seu computador para trabalhos, não tente fazer isto em casa. Este assunto é para os Gamers, entusiastas que se aventuram para conseguir melhores performances gráficas.

Para realizar um overclock em um processador, placa-mãe, memória ou placa de vídeo, é necessário ter uma harmonia operacional, ou seja, todos os componentes terem a mesma capacidade para desenvolver este limite permitido. Possuir um sistema especial de ventilação, como coolers e fontes potentes que supram a energia consumida. Quanto maior é a energia consumida, maior é a quantidade de calor sendo liberada, portanto é necessário ter um bom sistema de refrigeração.


Overclock no início pode ser feito até com gelo caseiro e uma bomba de aquário. O que vale é a criatividade e muita pesquisa nos fóruns. Depois que o usuário se apega à arte do overclocking, o desenvolvimento vem naturalmente com o estudo, e posteriormente com o desenvolvimento técnico. Exemplo disso é a grande quantidade de overclockers utilizando-se de plataformas baratas e gelo seco, obtendo divertidos e excelentes resultados.

Valeu galera. Até a próxima.

Renan Castro